Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2009


A Queda do Muro.
J. Norinaldo.

Eu tenho falado em muros que separam em minha poesia, em vez de pontes que ligam, o homem se preocupa em construir muros que separam que segregam e que dividem. Hoje completa 20 anos da queda do famoso Muro de Berlim, o mundo inteiro comemorou a derrubada e a queda, o desaparecimento do muro tornou-se um símbolo de liberdade. Será? Talvez pelo estardalhaço das picaretas e o esforço de tantos na destruição de um monstro que não nasceu do ventre de uma mãe ou foi chocado num ninho, e sim numa sala enorme, onde aqueles que tem o timão do mundo resolveram e criaram.
O muro da vergonha, talvez por está localizado na Europa, pois existem outros muito maiores e mais vergonhosos no chamado primeiro mundo, e que não precisariam de dinamite ou picaretas para desaparecerem, pois são apenas idéias transformadas em altos e poderosos muros, que separam, de segregam, que humilham boa parte dos habitantes do planeta.
Outro dia, li uma reportagem sobre uma guerra no Congo, se não me falha a memória foi no Congo, onde já se trucidara milhares e milhares de vidas, e que o mundo tomava conhecimento mas não dava a mínima para a questão, de repente alguém teve a idéia de matar alguns gorilas e no outro dia eram capas de todas as revistas e os maiores jornais da terra. Sou contra a matança de qualquer animal, agora: qual o significado disto? Alguém pode me dizer? Talvez por que a população daquele território seja predominantemente de negros. Só pode ser isto, pois tempos atrás houve um conflito entre brancos no Kosovo e os jornais, Telem jornais e revistas não falavam noutra coisa.
Não sei se tenho algo a comemorar, principalmente sabendo que o que se comemora hoje talvez seja o barulho que o muro fez ao cair, mas que existem ainda muitos muros invisíveis, porém tão terríveis ou mais que o Muro de Berlim. O Muro do preconceito, da discriminação, da miséria, da fome, da prostituição infantil.
Acho que vou esperar para comemorar a derrubado do Muro das Lamentações, isto mesmo, por que quando houver entre os homens na terra: amor, fraternidade e educação, os muros invisíveis, porém terríveis desaparecerão por completo, e não mais teremos o que lamentar.
Então: abaixo o Muro das Lamentações.

Sem comentários: