Translate

quarta-feira, 20 de agosto de 2014



Amamentar.
J. Norinaldo.


Disse-me certa vez um escultor do Rio de Janeiro que o maior problema para esculpir o corpo humano são as mãos como coloca-las, onde coloca-las, talvez até por isto a Vênus não as tenha. Para um poeta o maior problema é no meu ponto de vista a emoção, outro dia, mostrava algumas poesias antigas, lá do começo do meu blog a uma moça e de repente não me contive e paguei o maior mico, tentando em vão deter as lágrimas, e fica pior ainda quando a pessoa tenta te confortar com palavras como, calma cara isto é normal, poetas também tem emoções e coração. Agora e quem pinta? Que é  esculpir e poetar ao mesmo  tempo? Imagine-se pintando sua esposa amamentando o seu primeiro filho, se terá em algum momento tempo para pensar em mãos, onde coloca-las, como coloca-las? Olhe com cuidado que as mãos dessa pintura não são bonitas ou perfeitas, mas a cena dispensa qualquer comentário acerca de qualquer outro detalhe. Eu imagino o pintor ao ver a obra, não fazer com Michelangelo que mandou Davi Parlar, mas sim beijar a tela ainda fresca e assim danificar o quadro que ficará danificado, muito mais valorizado por um gesto de amor. Parla Tu agora, se estou certo ou errado, para mim esta tela seria, nada mais que uma linda poesia, esculpida com pincel, problemas existem como encontrar a ternura deste olhar, só inspiração do céu. A Vênus talvez assim mesmo não tendo as mãos, sei que não faria por mal com todo valor que ostenta, cederia sem pensar seu pedestal a esta mãe que amamenta.

Sem comentários: