Translate

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016




Catarse
J. Norinaldo


Eu andava meio triste deprimido, vendo a vida sem sentido, apenas a vendo passar, procurei o caminho da montanha e lá mais perto das nuvens, escolhi uma sombra um bom lugar. E me pus a meditar. Por quanto tempo? Não sei! Lembro que quando acordei sem saber como antes era, vi que estava na primavera e a montanha florida, pássaros anunciando a vida e num canto um riacho cristalino que parecia cantar; fui até lá e vi lindamente a nadar uma bela poesia, a apanhei com cuidado desci o monte feliz a cantar, quiçá tentando imitar a canção que ouvi da fonte, que transformada em riacho permitia a poesia  nadar em casa  a soltei em um lago onde no verão cisnes selvagens vem bailar. Tempos depois qual não foi minha alegria, ao abrir a janela pela manhã  e sentindo o perfume de maçã do meu pomar, vi a mais bela fantasia, pois um lindo cisne negro apaixonara-se pela minha poesia; nadavam juntos naquele lago livremente e o meu mundo já não era como antes ao ver aqueles  amantes em um colóquio de amor, agradeci a tristeza a depressão por me levarem ao caminho do monte da redenção e por tornar meu coração antes quase empedernido, minha vida sem sentido sem fulgor ou alegria, como um desastre, um estrago e como a própria vida simplesmente diz; ao ver aquele casal de amantes no lago acredito piamente que nasci para ser feliz. E para minha felicidade ser completa, não deixarei ser seleta a estrada até o monte, vou ensinar direitinho, como achar este caminho e até onde fica a fonte. Siga o seu coração mesmo que ele esteja triste e acredite que existe o monte da redenção; procure uma boa sombra e reflita enquanto puder, não deixe que a tristeza sequer sua alma tisne, e se com muita alegria pescar uma poesia a leve como um afago procure urgente um lago para que ela também venha a encontrar seu cisne. E não se esqueça  nunca aquilo que a vida diz: Você, como o cisne e a Poesia...Nasceu para ser Feliz.


Sem comentários: