Translate

terça-feira, 5 de abril de 2011



Apenas Um Sonho. J. Norinaldo. Eu tive um sonho muito interessante, já aconteceu comigo de ter um sonho, e este parecer tão real, que eu saio contando a história como se fosse verdadeira. Certa vez, sonhei com o falecimento da esposa de um amigo que há tempos não via, a coisa foi tão real que avisei a alguns outros amigos conhecidos. Tempos depois, encontrei com este amigo que me deu um grande puxão de orelhas, sua esposa estava bem viva e uma verdadeira fera comigo. Hoje acordei após um desses sonhos, ainda bem que antes de espalhar a notícia tive a sensatez de verificar bem, foi apenas um sonho, mas que sonho. Certa vez li num jornal, ou sonhei com isto, se for sonho peço antecipadamente venham perdoar-me, pois não seria a primeira vez. Pois bem, que os japoneses caçavam botos e os matavam aos montes, simplesmente para proteger uma espécie de Lula muita apreciada como alimento no país, e que esses animais também se alimentavam delas. Fiquei muito revoltado, porém impotente até para divulgar minha indignação, se foi mais um dos tais sonhos, ainda bem. Também sei, e isto nada tem de sonho, que este país é muito criticado pela caça as baleias, apesar de uma cultura tão antiga e de ser considerado um povo altamente disciplinado. Vou contar meu sonho: Estava em algum lugar que não consigo identificar, só sei que não era no Brasil, numa ilha, tentando compor uma música que agradasse a juventude, uma grande ansiedade tomava conta de mim, pois não conseguia me concentrar, escrevia e escrevia e apagava e amassava e jogava no mar, e notava que as ondas atiravam de volta meus rabiscos. De repente olhava ao largo, e via uma grande reunião de baleias enormes e golfinhos, milhões deles, parecia uma grande festa, cada vez chegavam mais, quem sabe não era uma idéia para a tal canção que tentava compor? Mas algo me dizia que não, que aquilo tinha algo muito mais profundo. Em dado momento, todos mergulharam uniformemente desaparecendo da minha visão, passados alguns momentos, voltaram a tona numa velocidade incrível, formando uma verdadeira montanha de água de uma cor estranha, que seguia em alta velocidade na direção contrária a ilha onde me encontrava, até onde pude ver, cada vez mais alta se tornava aquela pirâmide e à medida que o sol nascia se tornava avermelhada. Acordei e imediatamente lembrei-me do tsunami que atingiu o Japão, justamente onde existia um Reator Nuclear, claro que se fosse em qualquer outra localidade não deixaria de ser uma tragédia, que o mundo lamentaria, mas pensem bem: além da tragédia, das mortes provocadas pela onde gigante de 38 metros de altura e uma velocidade fantástica, fica o drama de se livrar da radiatividade, uma dupla tragédia sem nenhuma dúvida. Conheço uma frase de algum pensador que não lembro o nome que diz o seguinte: “O simples bater de asas de uma borboleta num continente, pode causar um furacão em outro continente”. Não, talvez tenha dormido pensando coisas, e sonhei com isto tudo, não inventei, mas foi apenas um sonho, animais como baleias e golfinhos não devem conhecer um sentimento tão vil e inerente a nós seres humanos que se chama vingança, isto só deve existir em meus sonhos e na idéia de alguns cineastas e diretores como Michael Anderson e Alfred Hitchock. Acho que nem devia ter escrito isto, ainda bem que tive a sensatez de não dizer aqui que realmente aconteceu, vou repetir: Foi apenas um sonho.

Sem comentários: