Translate

domingo, 10 de abril de 2011



BULLING Na Minha Opinião é Crime. J. Norinaldo.



O psiquiatra infantil Gustavo Teixeira avalia que apenas o bullying não é capaz de explicar ataques como o ocorrido nesta semana na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio. A informações da reportagem de Fabiana Rewald publicada na edição deste domingo da Folha. Fonte. Uol.

-

Em escolas, o assédio escolar geralmente ocorre em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente. Ele pode acontecer em praticamente qualquer parte, dentro ou fora do prédio da escola.[21] Alguns sinais são comuns como a recusa da criança de ir à escola ao alegar sintomas como dor de barriga ou apresentar irritação, nervosismo ou tristeza anormais.[14] Um caso extremo de assédio escolar no pátio da escola foi o de um aluno do oitavo ano chamado Curtis Taylor, numa escola secundária em Iowa, Estados Unidos, que foi vítima de assédio escolar contínuo por três anos, o que incluía alcunhas jocosas, ser espancado num vestiário, ter a camisa suja com leite achocolatado e os pertences vandalizados. Tudo isso acabou por o levar ao suicídio em 21 de Março de 1993. Alguns especialistas em "bullies" denominaram essa reação extrema de "bullycídio". Os que sofrem o bullying acabam desenvolvendo problemas psíquicos muitas vezes irreversíveis, que podem até levar a atitudes extremas como a que ocorreu com Jeremy Wade Delle. Jeremy se matou em 8 de janeiro de 1991, aos 15 anos de idade, numa escola na cidade de Dallas, Texas, EUA, dentro da sala de aula e em frente de 30 colegas e da professora de inglês, como forma de protesto pelos atos de perseguição que sofria constantemente. Esta história inspirou uma música (Jeremy) interpretada por Eddie Vedder, vocalista da banda estadunidense Pearl Jam. Fonte. Wikipédia.

-

Eis ai duas explicações para o Bulilyng, prática criminosa senão aceita pelos pais e professores, senão permitida por lei, também não é perseguida por estes. Uma escrita bem antes do massacre de Realengo, outra após. Especialistas americanos acreditam e afirmam que tal prática pode levar a vitima sim a atos criminosos extremos, como escrevi em outro artigo publicado no meu blog assim como Curtis Taylor o menino americano que cometeu suicídio acossado pelo tal Bulling, outro poderia fazer o mesmo, antes porém matando colegas na escola onde foi por muito tempo abusado. Como será que se sentiram os assediadores ao ver ou tomar conhecimento que Jeremy Wase Dalle se matou como forma de protesto dentro da sala de aula em frente aos seus colegas? Tristes ou realizados? E os seus pais? Não minha humilde opinião de quem sofreu este tipo de ataque covarde e sem sentido, não partem de crianças brincalhonas, e sim de criminosos juvenis. Nada, nada mesmo justifica o que aconteceu na Escola em Realengo, mas agora não cabe discutir se foi ou não motivado pelo Bulling, infelizmente já aconteceu. O que cabe agora é tentar pelo menos evitar esta prática criminosa nas escolas, já que entre adultos é bem mais dificil, usar este triste caso como exemplo, não para os pais, pois o que mais se vai ouvir é: “Isto sempre existiu e vai continuar existindo” Não a tragédia, mas o Bulling, agora de nome novo e bonito, no meu tempo era avacalhar, humilhar, achincalhar. E é bem mais triste quando envolve meninas na parte agressiva. Sinceramente para especialistas no assunto, minha tese é o mesmo que Medicina alternativa para a Medicina tradicional, não dará lucro, pois consistirá em prevenir a violencia, com vigilancia e palestras na escolas e nas casas dos seus pais, tanto dos agredidos, como dos agressores. Desabafo sabendo que serei contestado, mas não me calo, não sou especialista em nada, a não ser em realidade por mim por muito tempo vivida e vivenciada, aliás até hoje. Eu nunca dancei, sabe por que? Quando tinha 10 anos, a minha primeira professora levou uma acordeon para a escola, e fez uma espécie de baile para nós. Nenhuma menina quis dançar comigo, nunca mais tentei.

Sem comentários: