Translate

segunda-feira, 26 de julho de 2010



Corruspatos
J. Norinaldo.

O nome parece estranho, o Corruspato é uma cruza de corrupto com carrapato, é um inseto altamente perigoso e nocivo à saúde, principalmente a saúde financeira de uma nação. Também não é novo, na Grécia antiga, Diógenes já andava pelas ruas com uma lamparina acesa em pleno dia a procura dos Corruspatos. Vivem em bandos e se alimentam principalmente da inocência e da boa fé, não tem aparência escabrosa como os carrapatos, mas depois que grudam é muito difícil livrar-se deles. Aliás, sua aparência geralmente é muito boa, boa conversa, fala mansa, muitas promessas. Surgem do nada, assim de repente, como aqueles besouros que em certa época do ano, saem debaixo da terra e infestam as ruas, as casas, horrível, não há sapos que dêem conta da demanda. E o pior, os Corruspatos não fedem, ou se fedem já nos acostumamos com seu fedor.
A época do acasalamento desconheço, sei apenas que o local escolhido para ninho, fica no Planalto Central, a Corruspatolandia, local onde se encontra maior incidência de Corruspato, talvez pela farta alimentação. Mas estão por toda parte, em grande ou pequeno número não existe nenhuma cidade que seja imune à praga.
Os Corruspatos adoram Pizzas, mas não chegaram aqui trazidos pelos imigrantes italianos, nada, muito antes. Proliferam-se de uma maneira que hoje é impossível combate-los com sucesso, até por que o laboratório que poderia fornecer o antídoto está tomado pelos Corruspatos. No mais o que podemos usar contra eles e que tem dado muitos bons resultados, são simpatias e remédios caseiros, como “Dizer Não aos Corruspatos” e “Votar Certo”. São receitas muito antigas, HI! Dos tempos em que se deixava um fio de bigode como caução.
Segundo tenho lido nos jornais, está na época da praga tomar conta novamente do país, sim por que não são todos Corrupatos que conseguem ficar grudados por muito tempo, mesmo por que há uma grande corrida aos locais prediletos de sugação, que como disse acima não é só o Planalto.
Este tipo de inseto, apesar de procurar com muito empenho e boa lábia um local para sugar, diferente de outras espécies nunca atinge seu objetivo sozinho, precisa de apoio, coligações, precisa sempre que muitas pessoas o ajudem, parece estranho, falar de algo tão nocivo e que são ajudados a nos fazer tanto mal. Eu explico: a verdade é que não é tarefa fácil conhecer o Corruspato antes que ele comece a se alimentar, e é ai que a Corruspatolandia aparece como uma das maiores fabricantes de pizzas do planeta.
Não! O Corruspato em nada se parece com o Demônio da Tasmânia, esse é conhecido pela ferocidade, até para devorar sua alimentação predileta, ossos. O Corruspato detesta ossos, gosta mesmo é de Champanhe e Caviar, legítimos é claro.
Ai me perguntam: Mas lá na Corruspatolandia só tem Corruspatos? Claro que não. Assim como na ICAR não existem só pedófilos, aliás, estes também formam outro tipo de praga difícil de combater.
Mas como reconhecer e se livrar de um Corruspato?
Como acima citado, não é tarefa fácil, alguns paises, se não se livraram totalmente da praga, a tem pelo menos sobre controle, o que nem de longe é o nosso caso. O remédio usado foi algo chamado “Educação”. Eu escrevi Educação, não somente aquela de respeitar os mais velhos, ou dar bom dia ao vizinho, mas sim conhecimento, além do mais os Corruspatos odeiam o conhecimento, justamente por isto. Fogem dele como o diabo da cruz.
Por que será que os políticos não dão um jeito de eliminar esta praga?
Agora você me deixou de saia justa amigo. De política eu não entendo patavina, mas vai haver eleições agora, e você vai ser bastante abordado, abraçado por eles. Aproveita e pergunta isto. É Um bom momento, talvez depois de eleitos você não os veja mais. Faz isto. Ok.

1 comentário:

Lourival Rodrigues dos Santos disse...

Você tem razão amigo, esse inseto é muito dócil e de fácil adaptação a todo tipo de clima e relevo, embora tenha se instalado com muita força no planalto central ele ataca em todo o território Nacional. Até o sapo que é um de seus predadores naturais já mudou sua alimentação, "talvez pela farta alimentação" como você bem disse, inclusive criou barba e está em toda parte. Vamos pulverizá-lo com o antídoto que temos, o voto consciente, ainda no mês de outubro que é o mês apropriado.