Translate

quarta-feira, 1 de junho de 2011


A maior relíquia cristã

Especialistas acreditam que conjunto de 70 livros encontrados em uma caverna da Jordânia podem conter relatos dos últimos anos da vida de Cristo

por Graziella Beting

Um achado arqueológico está gerando polêmica entre especialistas em história religiosa. A localização de 70 livros feitos de placas de chumbo em uma caverna na Jordânia foi anunciada como “a maior descoberta da história cristã”. Os códices, do século I, trariam relatos dos últimos anos da vida de Jesus Cristo. Muitos pesquisadores estão céticos.

E Agora José

J. Norinaldo.

E agora José? Comprovada a autenticidade de tais códices, e se realmente trouxerem algumas verdades que não puderam ser manipuladas por conveniência de alguém ou de grupos, o que mudará para o Cristianismo e para o mundo?

Muitos pesquisadores estão céticos, e não poderia ser diferente, alguns devem estar apavorados, pois dependendo do conteúdo dos livros de chumbo, colocará uma pesada camada de chumbo nas suas teorias e histórias. Imagine um historiador respeitado até hoje por reis, rainhas e leigos, ter suas balelas a respeito de Cristo jogadas na lama. Como o achado arqueológico já tem cinco anos e só agora eu, e não sei se só eu tomo conhecimento, já demonstra uma certa estranheza, se assim for, será que já não se sabe que quem tem ganhado fama e dinheiro contando a história de Cristo não será afetado por tal descoberta?

Em 1947, um outro grande achado, encontrado por acaso por um humilde pastor, Os Pergaminhos do Mar Morto, prometiam muito na verdade não elucidaram muito, pelo menos pelo que foi divulgado.

Por que será que temos essa ânsia louca em saber se a história de Jesus, que afinal segundo os pesquisadores, é idêntica a de Osíris, e que tanto bem tem trazido a grande parte da humanidade, seja mudada, ou que seja mentira? Se realmente aparecer como verdadeira a história que Jesus foi casado com Maria Madalena e com ela teve filhos, como ficarão aqueles que a difamaram tachando-a de prostituta?

Acredito que o problema maior estará nos livros sagrados, aqueles que têm enricado muita gente que prometem o céu a quem lhes dá até o último centavo. Mas, até isto não será um grande problema, pois quem tem capacidade para tirar o pão de um pobre em nome de deus, poderá muito bem explicar que tudo que se encontrou nos livros de chumbo, é o mesmo do livro quem vem vendendo o nome de Deus, apenas interpretações diferentes. Ou que se os livros realmente fossem importantes seriam de ouro e não de chumbo. Vamos aguardar, e guardar um pouco de cautela para as interpretações. Isto e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Sem comentários: